10 dicas para tecladistas
- Posicione-se de forma que você possa sempre ver o rosto do líder de louvor ou da banda. Sinais e comunicação serão muito mais intuitivos.
- Não se limite apenas a sons de piano. Pads, Rhodes, Whirly, Hammond, cordas. A variedade é o tempero da música.
- Você está tocando no mesmo espectro sonoro do guitarrista principal, então tente ouvir o que cada um está tocando e trabalhem juntos, combinando ritmos. Você toca na região baixa, eles na região alta; você toca acordes, eles tocam a melodia, revezem-se, etc. Se não puder ouvi-los, pelo menos observe seus dedos para os ritmos que estão tocando.
- Use acordes sus2 (1,2,5) em vez de tríades completas (1,3,5) – isso adiciona um senso de ambiguidade e espaço ao som.
- Sua mão esquerda desempenha uma função muito semelhante à do baixista, então tenha cuidado para não entrar em conflito e dê espaço para eles fazerem o trabalho deles. Erros comuns incluem tocar “empurrões” que não se encaixam com a linha de baixo ou bumbo, ritmos improvisados que não se encaixam no groove principal e excesso de atividade.
- Em caso de dúvida, amarre sua mão esquerda às costas e use apenas a mão direita. Estou falando sério!
- Aprenda as inversões de 1ª e 2ª da tríade básica para que você possa fazer a transição de um acorde para o próximo com a menor mudança na disposição das notas.
- Não dependa do botão de transposição o tempo todo. Depois de se sentir confiante em C, aprenda a tocar em G, depois D, depois Bb, Eb – use as teclas pretas!
- Use faixas de referência e tente copiar exatamente as partes de teclado de CDs. Isso ampliará seu conhecimento de sons e treinará seu ouvido.
- Descubra qual estilo sua banda está tentando tocar e ouça o máximo possível de música daqueles que inspiram o som de vocês.
💸 Economize mais!
Os melhores cupons e descontos estão a um clique de distância!
👉 Seguir o Canal no WhatsAppDica extra: Por fim, siga a regra do 1 – Se você for a única pessoa na banda, toque toda a música, mas se houver cinco pessoas na banda, você toca um quinto e dá espaço para os outros membros da banda encontrarem sua parte. Então, se você for um pianista clássico que aprendeu a tocar a melodia, harmonia, arpejos, ritmos e notas do baixo, concentre-se apenas nas partes de acordes e deixe espaço para os outros membros da banda desempenharem seus papéis.
10 dicas para tecladistas