💸 Economize mais!
Os melhores cupons e descontos estão a um clique de distância!
👉 Seguir o Canal no WhatsAppNo final do dia, cantar é um processo físico. Requer movimentos de precisão de todo o seu corpo. Por isso, os cantores precisam cuidar tanto de suas vozes antes de cantar quanto quando estão cantando.
Você já foi à academia e fez um ótimo treino, mas se sentiu muito dolorido no dia seguinte? Ou talvez você tenha corrido com um amigo e ido para a cama naquela noite com um estalo no joelho?
O alongamento pode evitar que o atleta ou o frequentador da academia sofram danos e dores desnecessários. Alongar sua voz é tão importante quanto.
Aqui estão algumas das melhores razões pelas quais você deve dedicar um tempo para condicionar sua voz com aquecimentos regulares.
Os aquecimentos levam você à sua melhor voz.
Você deve ter notado que alguns dias você pode cantar a noite toda sem problemas. Outros dias, você pode se desgastar na segunda ou terceira música. Você pode até ter notado que alguns dias você consegue atingir aquela nota alta, mas em outros dias é difícil chegar perto dela. Você pode descobrir que é capaz de cantar notas mais baixas em seu intervalo no final do dia do que de manhã.
Tudo isso pode ser trabalhado com antecedência, aquecendo sua voz antes de uma sessão de gravação ou apresentação. E se você grava em casa , é muito mais fácil perceber como sua força vocal melhora a cada dia ouvindo as gravações que você faz.
Ao colocar gradualmente sua voz em seus ritmos, você é capaz de soltá-la e fazer seu sangue circular por todas as diferentes partes que compõem sua caixa de voz. Isso lhe dá acesso a todas as diferentes habilidades que você tem como vocalista. Ao se aquecer, você não precisa esperar um “dia da boa voz” acontecer.
Os aquecimentos aumentam suas habilidades como cantor.
Pense no aquecimento como um exercício para a sua voz. O que acontece com sua voz quando você se aquece é na verdade semelhante ao que acontece com os músculos dos atletas quando eles se alongam e se exercitam.
Aqui está uma explicação simplificada. Os aquecimentos preparam você para as vibrações intensas que acompanham o canto. Exercícios vocais controlados e constantes aumentarão o ácido nos músculos ao redor de suas pregas vocais, o que ajuda esses músculos a fazer seu trabalho de forma mais eficaz.
Um desses trabalhos inclui interagir com um tendão na garganta. Quando esse tendão estiver devidamente encaixado, ele se alongará, dando a você mais flexibilidade e controle sobre sua voz.
Quando você exercita sua voz de maneira adequada e regular, você desenvolve suas habilidades e se torna um cantor muito mais eficaz.
Os aquecimentos ajudam você a cantar de forma saudável sem prejudicar sua voz.
Lembre-se de todas as coisas acima sobre o músculo e o tendão? Se houver uma nota alta ou alta que você não consiga cantar imediatamente, forçar-se a fazê-lo pode forçar sua voz. Você pode literalmente puxar um músculo ou ter tendinite. Ai! Não vale a pena.
Você já tentou fazer uma longa série em um “dia de voz ruim” e se sentiu cansado e dolorido no final da noite? Talvez sua voz de fala tenha desaparecido?
Os aquecimentos vocais antes de um show preparam sua voz para a atividade extenuante que é cantar. Pode parecer contra-intuitivo. “Como cantar antes de cantar me deixa menos cansado de cantar?!” Isso ocorre porque os aquecimentos são uma maneira controlada e constante de cantar que não estressa sua voz .
Os aquecimentos preparam sua voz para o evento vocal que está cantando. Quando você canta algo desafiador em uma apresentação sem se aquecer adequadamente, corre o risco de danificar sua voz e realmente se machucar.
Quando você deve se aquecer?
O ideal é que você se aqueça todos os dias. E se você ainda não estiver, você deve começar devagar. Faça alguns exercícios simples por 20 minutos todas as manhãs. Não tente cantar aquele dó alto ainda – você precisará se esforçar para isso.
Lembre-se, os aquecimentos ajudam a crescer e desbloquear as habilidades que você já possui. Se você não tiver uma rotina de aquecimento regular, é aconselhável consultar um professor de canto e construir uma juntos para que você aborde os exercícios corretamente.
Esses exercícios também devem ser feitos no dia de qualquer atividade vocal extenuante. Se você tiver um show à noite, aqueça pela manhã e novamente uma hora antes do show. Se você é um orador público, você também vai querer se aquecer antes de sua apresentação.
Escolha seus aquecimentos favoritos e verifique se está praticando corretamente .
Se você estiver familiarizado com aquecimentos vocais, isso servirá como um ótimo lembrete do que você já sabe. Se você nunca aqueceu um dia em sua vida, eu recomendo entrar em contato com um professor para guiá-lo adequadamente em seus exercícios ou, pelo menos, confira o artigo de Katie Lott sobre três aquecimentos simples que você pode começar a trabalhar imediatamente ! Depois de ter uma rotina de aquecimentos, aqui estão algumas dicas para garantir que você aproveite ao máximo seu tempo de prática:
Relaxar.
O canto bom e saudável começa com um corpo relaxado. Faça o que você precisa fazer para se soltar – dentro do razoável, é claro!
Pratique a respiração adequada.
A respiração adequada para cantar é a forma como respiramos quando nos deitamos. Você quer imaginar que seu peito está se enchendo de ar do fundo dos pulmões para cima. Imagine um copo cheio de água; a água enche o fundo primeiro, depois sobe para o topo.
Para expirar, inverta – esvazie seus pulmões de cima para baixo. Vai parecer um pouco antinatural no começo, mas você se acostumará a respirar dessa maneira. É assim que você respira profundamente .
Libere a tensão em seu pescoço.
A maneira mais rápida de danificar sua voz é cantar com tensão. Quando você está cantando qualquer nota, você quer ter certeza de que seu pescoço parece macio e relaxado. Cante na frente de um espelho e observe seu pescoço. Fica tenso? Você pode ver veias e ligamentos salientes em certas notas? Esteja ciente de onde você está sentindo a tensão.
Seu pescoço deve ter a mesma aparência quando você está cantando e quando você não está cantando. Isso é verdade para músicas cantadas suavemente, bem como grandes cantores. Embora, se você está gritando com heavy metal todas as noites, não tenho certeza se há muito que você possa fazer sobre essas veias.
Ficar em pé.
Há uma maneira correta de ficar de pé ao cantar. Em linha reta! Não permita que seus ombros fiquem curvados. Plante os pés firmemente no chão, afastados na largura dos ombros.
Agora, imagine que há uma corda que serpenteia por toda a sua coluna e sai do topo de sua cabeça. Imagine-se puxando essa corda e endireitando sua coluna, seu pescoço e, por último, sua cabeça. Seu queixo não deve descer ou subir, mas estar nivelado com o chão. Você está pronto para cantar!
Acelere seu ritmo e aproveite sua voz recém-aquecida.
Os aquecimentos vocais devem ser desafiadores da mesma forma que ir à academia é desafiador. Você deve sair se sentindo melhor do que quando chegou. Uma diferença crucial, porém, é que os aquecimentos vocais não devem deixá-lo dolorido . Um bom exercício fará com que você se sinta pronto para cantar qualquer coisa!
Fonte: Soundfly