8 Benefícios Surpreendentes da Percussão para a Saúde Mental
💸 Economize mais!
Os melhores cupons e descontos estão a um clique de distância!
👉 Seguir o Canal no WhatsApp8 Benefícios Surpreendentes da Percussão para a Saúde Mental. Quando a maioria das pessoas pensa em “percussão”, muitas vezes têm ideias preconcebidas. E, até certo ponto, isso é compreensível, dado como a percussão tem sido tradicionalmente associada a certos estereótipos. No entanto, a percussão é muito mais do que apenas tocar ritmos em um grupo. Na verdade, terapeutas musicais frequentemente a incorporam em seus tratamentos devido aos diversos benefícios que oferece para a saúde mental e física.
Esses benefícios vão desde melhorias no humor até fortalecimento do sistema imunológico e promoção de conexões interpessoais significativas.
Aqui estão resumidos os 8 principais benefícios que descobrimos em nossa análise da pesquisa. Eles podem te surpreender!
1. Atenção Plena Aprimorada com a Percussão
Ativamente fazer música, incluindo tocar percussão em grupo, direciona sua atenção para o momento presente, permitindo que você pratique a atenção plena de forma criativa e se desconecte das preocupações passadas ou futuras.
2. Relaxamento através da Batida dos Tambores
A percussão tem o poder de induzir um relaxamento profundo, reduzindo os níveis de hormônios do estresse no corpo.
3. Reforço do Sistema Imunológico com a Percussão
Pesquisas realizadas pelo neurologista Barry Bittman, MD, demonstraram que a percussão realmente aumenta as células T naturais do corpo, fortalecendo sua capacidade de combater doenças.
4. Melhoria da Conexão Interpessoal em Grupos de Percussão
Tocar percussão em grupo oferece uma oportunidade única para se conectar com outros de maneira criativa e compartilhada. Pessoas que fazem música juntas tendem a trabalhar de forma mais cooperativa posteriormente.
5. Redução de Estresse e Ansiedade com a Percussão
A percussão pode servir como um método de exercício de baixo impacto enquanto reduz significativamente os níveis de estresse e ansiedade. Aumentar a frequência cardíaca durante a percussão a torna uma forma de exercício de intensidade moderada.
6. Estímulo Cerebral por meio da Percussão
A percussão ativa ambos os hemisférios do cérebro, liberando endorfinas, encefalinas e ondas alfa associadas a sensações de bem-estar e felicidade.
7. Aumento da Tolerância à Dor através da Atividade Musical
Após cantar, dançar ou tocar percussão, as pessoas têm um limite de dor mais alto, semelhante à “euforia” experimentada por corredores. A execução ativa da música é o que desencadeia a liberação de endorfinas, não apenas ouvir música passivamente.
8. Expressão Pessoal Através da Percussão
A percussão oferece uma forma de expressão pessoal, permitindo a liberação de emoções negativas que seriam difíceis de expressar de outra maneira. Isso ocorre em um ambiente seguro, proporcionando uma catarse emocional.
8 Benefícios Surpreendentes da Percussão para a Saúde Mental
Leia Também:
Referências:
- Bittman, B. B., Berk, L. S., Felten, D. L., Westengard, J., Simonton, O. C., Pappas, J., & Ninehouser, M. (2001). Efeitos compostos da terapia musical com percussão em grupo na modulação de parâmetros neuroendócrinos e imunológicos em indivíduos normais. Terapias Alternativas em Saúde e Medicina, 7(1), 38-47.
- Jacobs, T. (19 de novembro de 2012). Medicação musical: Novas pesquisas sobre endorfinas revelam que as pessoas têm um limite de dor mais alto imediatamente após tocar música ou dançar. Recuperado em 15 de outubro de 2018 de https://www.harmonymusictherapy.com//psmag.com/economics/drummers-high-evidence-that-playing-music-releases-endorphins-49578
- Jacobs, T. (14 de julho de 2010). Do-re-mi promove um sentimento de ‘nós’. Recuperado em 15 de outubro de 2018 de https://www.harmonymusictherapy.com//psmag.com/social-justice/do-re-mi-promotes-a-feeling-of-we-19058
- Northrup, C. (21 de março de 2016). 10 Razões de Saúde para Começar a Tocar Percussão. Recuperado de https://www.harmonymusictherapy.com//www.drnorthrup.com/health-benefits-drumming/
- Smith, C., Viljoen, J. T., McGeachie, L. (2014). Percussão Africana: Uma abordagem holística para reduzir o estresse e melhorar a saúde? Journal of Cardiovascular Medicine, 15(6), 441-446. doi: 10.2459/JCM.0000000000000046