Pular para o conteúdo
Vec Mídia Descontos

💸 Economize mais!

Os melhores cupons e descontos estão a um clique de distância!

👉 Seguir o Canal no WhatsApp

Como aprender a tocar teclado

como aprender a tocar teclado

Aprenda a tocar teclado – Guia para iniciantes

Vec Mídia Descontos

💸 Economize mais!

Os melhores cupons e descontos estão a um clique de distância!

👉 Seguir o Canal no WhatsApp

Como aprender a tocar teclado. Muitas pessoas querem aprender a tocar teclado, mas acham que é complicado demais. Com tantas teclas para memorizar e os movimentos das mãos, pode parecer difícil. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, aprender a tocar teclado não é tão complicado, principalmente no início. Tudo o que você precisa é de dedicação, tempo e prática.

Uma vez que você aprende o básico, tocar notas e acordes mais avançados se torna bem mais fácil. Além disso, o teclado é um ótimo instrumento para começar sua jornada musical, sendo uma excelente base para aprender outros instrumentos.

Este guia vai te dar todas as informações que você precisa para começar a tocar teclado. Se você quer aprender de uma maneira simples e organizada, este é o lugar certo para começar.

Como aprender a tocar teclado – Dúvidas comum de iniciantes

Uma dúvida comum para iniciantes é se devem aprender a tocar teclado ou piano. Embora pareçam diferentes, os dois são muito parecidos. Porém, para começar, o teclado é uma escolha mais prática.

Uma das maiores vantagens do teclado é a manutenção. Um piano acústico tem várias cordas internas que precisam ser afinadas com frequência, o que pode ser complicado para iniciantes. O teclado, por ser digital, não precisa de afinação e oferece uma variedade de sons, permitindo que você toque diferentes estilos de música.

Além disso, pianos acústicos são caros e ocupam muito espaço, o que pode não ser prático para quem está começando. Enquanto aprender no piano de 88 teclas pode te tornar um músico melhor a longo prazo, o teclado é uma escolha mais acessível para a maioria dos iniciantes.

Um exemplo de teclado ideal para quem está começando é o Alesis Recital, que é um piano digital com 88 teclas.

Tudo o que você precisa para começar

Para começar, o essencial é ter um teclado! Existem muitos tipos de teclados no mercado, e os mais básicos com 49, 61 ou 76 teclas são suficientes para iniciantes. Pianos digitais com 88 teclas oferecem mais opções, mas só são necessários quando você já tem mais experiência.

Outros itens úteis incluem

Banco de teclado: Usar um banco próprio para teclado garante que você mantenha a postura correta ao tocar, evitando dores e melhorando seus movimentos.

Pedal de sustentação: Esse pedal ajuda a tocar algumas músicas, prolongando o som das notas, mas não é essencial para começar.

Fones de ouvido: São ótimos para praticar sem incomodar os outros e ajudam você a focar melhor.

Posicionamento

O primeiro passo ao aprender teclado é garantir o posicionamento correto. Você deve estar sentado no centro do teclado, preferencialmente em um banco adequado. Seus pés devem ficar firmes no chão, com uma pequena parte dos joelhos abaixo do teclado. Mantenha as costas retas e os ombros relaxados.

Já suas mãos devem estar relaxadas e formar um “C” natural com os dedos levemente curvados. Os cotovelos devem estar na altura do teclado.

Entendendo as teclas brancas

As teclas brancas correspondem às notas naturais: Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá e Sol. Embora pareça que existem muitas notas diferentes, são apenas essas sete que se repetem em oitavas diferentes no teclado.

Essas notas não têm sustenidos ou bemóis. Uma boa maneira de memorizar essas notas é escrever os nomes delas e colar nas teclas correspondentes enquanto você aprende.

Encontrando as notas principais

Nota Lá (A): Sempre fica entre a segunda e a terceira tecla preta em um grupo de três teclas pretas.

Nota Dó (C): Fica à esquerda de um grupo de duas teclas pretas.

Nota Fá (F): Está antes de um grupo de três teclas pretas.

Marcar as teclas com essas notas ajuda bastante no início, até que você se familiarize com suas localizações no teclado.

Praticando notas

Para começar a praticar, você não precisa ler partituras logo de cara, mas é útil entender os ritmos básicos:

Nota inteira: Dura 4 tempos. Pressione a tecla e conte até quatro antes de soltá-la.

Mínima: Dura 2 tempos. Pressione e conte até dois.

Semínima: Dura 1 tempo. Pressione e solte imediatamente.

Tente praticar essas durações com diferentes notas, como C (Dó), E (Mi) e G (Sol)

A escala de Dó maior

A escala de Dó maior é uma das escalas mais básicas e importantes. Ela é formada pelas notas C, D, E, F, G, A e B, tocadas nessa ordem. Pratique tocar essa sequência para ganhar fluidez e precisão

Introdução aos acordes

Um acorde é quando você toca várias notas ao mesmo tempo. O acorde de Dó maior (C) é um dos mais fáceis para iniciantes. Coloque seu polegar no C, o dedo indicador no E e o mindinho no G. Pratique tocar todas essas notas ao mesmo tempo.

Como aprender a tocar teclado – Dicas e truques para melhorar

Pratique diariamente: Mesmo que sejam apenas 30 minutos por dia, a prática constante faz toda a diferença. Quanto mais você praticar, mais rápido vai melhorar.

Aproveite recursos gratuitos: O YouTube tem muitos tutoriais de piano e teclado para iniciantes. Aplicativos também são ótimos para aprender de maneira divertida e interativa.

Não esqueça da teoria musical: Aprender a ler partituras é fundamental se você quiser se aprofundar no teclado. Existem muitas partituras grátis online e vídeos que explicam como ler notas e ritmos.

Como aprender a tocar teclado – Plataformas de aprendizado

Se você quer aprender de maneira mais interativa, plataformas como Piano Marvel, Playground Sessions, Flowkey e Skoove oferecem feedback em tempo real enquanto você pratica. Também há cursos online em sites como Udemy e vídeos gratuitos no YouTube. Caso queira aprender teclado do zero ao avançado, Se você deseja dominar o teclado gospel, temos o curso ideal para você!

🔗 Clique aqui e comece agora!

Conclusão – Como aprender a tocar teclado

Seguindo esse guia, você já tem tudo o que precisa para começar sua jornada no teclado. Lembre-se de praticar com frequência, usar os recursos disponíveis e, acima de tudo, se divertir durante o processo de aprendizado!

Comente